Home .............. O Criadouro .............Fotos .............. Videos ..............Plantel ............. Filhotes ........... Contato
DNA - Sexagem
   

DNA - Para saber o sexo das aves - Como funciona a sexagem das aves por DNA

DNA - Sexagem
Não é de hoje que a genética deixou de ser uma ciência restrita aos laboratórios de pesquisa e passou a fazer parte do dia a dia de pessoas não especializadas. Já se vão alguns anos que as facilidades introduzidas por descobertas acerca do DNA vêm sendo aplicadas, na medicina, farmacologia, e outros campos.
Na Genética Animal, principalmente na área de Melhoramento Animal para reprodução, os avanços são imensuráveis. Alguns exemplos são a seleção de sexos de embriões, animais livres de certas doenças, e animais com maior produtividade, entre outros.
A análise do DNA pode elucidar rapidamente certas dúvidas de forma definitiva, como por exemplo, fornecendo uma forma exata de determinação sexual das aves. Em muitas espécies de aves não existe um dimorfismo sexual claro, tornando difícil a identificação precisa do sexo do animal pelas características morfológicas. A dificuldade de determinação do sexo nestes casos pode tornar necessária até mesmo uma laparoscopia, exame extremamente invasivo e dispendioso.

Os Cromossomos Sexuais
Normalmente um indivíduo herda um conjunto completo de genes do pai e outro da mãe. Estes genes estão dispostos em estruturas conhecidas como cromossomos. O número, o tamanho e a forma dos cromossomos variam de espécie para espécie, porém, na grande maioria das espécies, os cromossomos ocorrem em pares. Em um destes pares cromossômicos se encontram os genes que determinam o sexo, sendo assim chamados de cromossomos sexuais. Desta forma a chave para a determinação do sexo é a diferença encontrada nos cromossomos sexuais. Em mamíferos, os dois cromossomos que constituem o par sexual dos machos são denominados cromossomos X e Y. Nas fêmeas de mamíferos o par de cromossomos sexuais é constituido por dois cromossomos X. Deste modo, nos mamíferos, os machos são XY e as fêmeas são XX. Nas aves, os cromossomos sexuais recebem nomes diferentes e sua relação com o sexo é oposta à dos mamíferos: as aves macho são ZZ e as fêmeas são ZW.

Genes Marcadores de Sexo em Aves
Na última década a descrição dos genes CHD (chromo-helicase-DNA-binding), genes estes localizados nos cromossomos sexuais da maioria das aves, fez com que a tecnologia do DNA aplicada às aves viesse a ser amplamente utilizada na identificação dos sexos dos indivíduos. Este gene apresenta formas diferentes (o que chamamos de polimorfismo) entre os dois tipos de cromossomos. Assim, aves com dois cromossomos Z, ou seja, machos, vão apresentar duas cópias iguais do gene CHD, também chamado de CHD-Z. Da mesma forma, aves fêmeas, com cromossomos sexuais diferentes Z e W, vão apresentar uma cópia do gene CHD-Z e outra do gene CHD-W.

Se aplicarmos técnicas de biologia molecular em amostras biológicas das aves podemos determinar quais os tipos do gene CHD que elas apresentam. Inicialmente o DNA é extraído destas amostras (uma gota de sangue é suficiente!), e então ele é submetido a uma técnica denominada PCR (do inglês "polymerase chain reaction" ou reação em cadeia da polimerase). Com esta metodologia são obtidos fragmentos do DNA das aves, os quais correspondem aos genes CHD presentes, que dependendo do tipo do gene apresentam tamanhos diferentes. Os "pedaços do DNA" são então aplicados em um suporte sólido (gel) e submetidos à forte corrente elétrica. As moléculas de DNA são carregadas migrando em função da corrente aplicada, e as cópias de diferentes tamanhos se separam enquanto as idênticas migram na mesma posição. Após o tempo necessário para a separação, o DNA é corado e pode-se "ver" o gene, na forma de uma banda. Assim os machos vão apresentar uma única banda (duas cópias do gene CHD-Z), mas as fêmeas vão apresentar duas (uma cópia do gene CHD-Z e outra do gene CHD-W).

www.criadouroriodejaneiro.com.br - 2010 - Desenvolvimento: