Home .............. O Criadouro .............Fotos .............. Videos ..............Plantel ............. Filhotes ........... Contato
Anilhamento
   

Anilhamento das Aves - Como anilhar um filhote

Anilhamento
O anilhamento é a modalidade mais prática para manter-se o registro de qualquer ave. O anel, ou anilha do tipo fechado e de diâmetro compatível com a ave, garante a legitimidade da sua criação em cativeiro e permite que o criador possa participar dos concursos oficiais.

Em nosso país é obrigatório o anelamento para qualquer pássaro de concurso. Os anéis de cunho oficial são obtidos através de clubes registrados no IBAMA, a quem cabe o direito de distribuição exclusiva para seus filiados. Tais anéis são fornecidos com diâmetros variáveis de acordo com o porte da ave que se pretende criar.

Para os coleiras, o diâmetro atual é de 2,7mm. O anel traz gravado o número de sócio, a sigla do clube ao qual pertence, o número do próprio exemplar e o ano da criação. Deve ser colocado entre o 5º e o 7º dia, obedecendo à seguinte técnica:

1. Passa-se primeiro os 3 dedos dianteiros e faz-se avançar a anilha.

2. Dobrando-se o dedo posterior de encontro ao tarso (perna), prossegue-se com o anel até que se consiga puxar o dedo para frente, deixando livre o anel. Uma vez anelado e após o crescimento da ave, não será possível retirá-lo a não ser cortando-o.

Também, não será possível anelar uma ave adulta sem adulterar o anel (alargando-o ou usando anel de diâmetro superior ao indicado, o que não seria legal nem para você nem para a ave.

 

www.criadouroriodejaneiro.com.br - 2010 - Desenvolvimento: